CURIOSIDADES DO TRÂNSITO II



Esquerda ou direita? Sigam aquelas carroças e cavalos!

Quando não havia automóveis e os homens andavam a cavalo, a circulação à esquerda da via era considerada a mais coerente: como a maioria das pessoas é destra, o cavaleiro tinha maior facilidade em usar sua espada caso encontrasse um adversário, que viria por sua direita. Além disso, é pelo lado esquerdo do cavalo que normalmente se monta e, como o mais seguro é fazê-lo a partir da calçada e não do meio da rua, nada mais natural que sair trafegando por esse mesmo lado da via. Os ingleses foram os primeiros a tornar essa conduta obrigatória, por meio do General Highways através do Act de 1773, dando origem a chamada Mão inglesa.
Por outro lado, no século 18 começaram a se tornar comuns nos Estados Unidos as grandes carroças, puxadas por pares de cavalos. O condutor sentava-se sobre o último cavalo à esquerda, para poder chicotear os animais com a mão direita. Com isso, a circulação à direita da via tornava-se mais natural, pois a posição mais ao centro da rua facilitava o controle da carroça em meio aos pedestres. Data de 1792, na Pensilvânia, a primeira lei americana que determinava que as pessoas mantivessem a direita, seguida dois anos depois por Paris.

Surge o automóvel

No início da história do carro o volante era aplicado em posição central, de modo que o motorista se sentava eqüidistante das extremidades do veículo. Alguns fabricantes, no entanto, passaram a definir uma posição deslocada para o condutor.
Se estivesse mais ao centro da via, teria melhor controle do tráfego à frente; se ficasse do lado oposto, poderia evitar colisão com obstáculos à margem da via. Depois de alguns modelos com volante à direita, começou em 1908 com Henry Ford a convenção de colocá-lo à esquerda. À medida em que os carros americanos ou seus projetos chegavam a outras nações, mais países viam a necessidade de seguir o padrão de mão à direita. No entanto, até os anos 30 a divergência era geral.
Um terço da população do mundo ainda utiliza a direção à direita, a chamada mão inglesa,
Geralmente, Ex-colônias britânicas. Austrália, Índia, África do Sul e Nova Zelândia também dirigem pela mão esquerda.
O Japão foi convencido a dirigir pela esquerda após a visita de um ministro inglês ao país, em 1859.
A Argentina adotou a mão inglesa até o começo dos anos 40. Mudou para seus carros circularem no resto da América do Sul.
A Suécia inverteu a mão das ruas, do jeito inglês para o padrão continental, ás cinco horas da tarde de um dia de semana em 1965, para evitar que motoristas e pedestres distraídos saíssem cedo e esquecessem que os sentidos haviam sido trocados.
O último país a fazer a mudança da mão inglesa para o padrão mundial foi a Suíça, em 1967.

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